lambida-de-cachorro-2

Haverá melhor coisa no mundo do que uma boa lambidela dos nossos amigos de 4 patas?!

Temos a certeza que não 🙂

Mas quem nunca sentiu um odor menos agradável vindo do boca dos nossos miúdos? Pois é, o mau hálito pode ter várias causas, sendo uma das mais comuns a doença periodontal.

Aproveitamos então para vos falar um bocadinho dessa doença que atinge cerca de 85% dos cães com mais de três anos de idade e pode gerar complicações sérias como destruição das gengivas, perda de dentes e até presença de fístulas ou abcessos que secundariamente poderão afetar órgãos internos.
Ainda que possam existir alguns fatores como raça, idade, hábitos de higiene oral, irritações locais, que influenciem o aparecimento da doença, o agente primário é a placa bacteriana (acumulação de bactérias na boca do seu animal).
Não existe melhor forma de combater a doença periodontal do que a prevenção. Esta passa, sobretudo, pela adoção de hábitos de higiene oral por parte dos donos. Existe uma diversidade de opções desde a escovagem dos dentes, utilização de brinquedos/biscoitos próprios para a remoção de detritos de alimentos fixados nos dentes bem como suplementos para adicionar à agua/alimento.
Contudo, se o seu fiel companheiro apresenta mau hálito e por vezes até se recusa a comer poderá já estar a sofrer da doença. Se assim for, poderá haver necessidade de uma limpeza dentária (destartarização) bem como da administração de medicação adequada.

Fale connosco, estamos cá por eles e para eles.
E que as lambidelas sejam constantes 🙂