Olá! Este é o nosso Blog 🙂 🙂 🙂 estou felicíssima por termos na nossa página um espaço para uma comunicação mais directa e livre. 

Cada publicação será feita por um autor diferente e a mesma será sempre identificada. Esta primeira tenho o privilégio de a fazer eu. Espero que corra bem!

O meu nome é Someia Umarji sou Médica Veterinária e Directora Clínica da ZENVET.

Este é um projecto que tem muitas metas a alcançar e que ao longo do tempo tem confirmado valer sempre a pena. A Medicina Integrativa é o termo usado para a medicina que praticamos no nosso dia a dia.

Porquê? Porque o objetivo maior é o de oferecer sempre a melhor solução para cada um dos nossos pacientes e para isso há que conhecer e escolher de um leque muito vasto e variado de técnicas e integrá-las de forma personalizada e única para cada situação.

Exemplo:

Um paciente que tem os seguintes sintomas: artrose, dermatite atópica e epilepsia e é realizada uma consulta integrativa e é avaliado o paciente como um todo. A artrose representa um problema ortopédico, a dermatite um problema dermatológico e a epilepsia um problema neurológico.

A medicina convencional trata cada um de forma independente: ortopédico com a toma de anti-inflamatório, analgésico e protectores articulares; a atopia com dieta adequada, imunoterapia, ácidos gordos, cortisona ou similares, anti-histaminicos etc., a epilepsia com medicação que controla os episódios.

A medicina integrativa faz um diagnóstico baseado na valorização de todos os sintomas classificando-os de forma convencional mas também energética atribuindo a cada um deles uma origem para a sua manifestação. A artrose, a atopia e a epilepsia podem facilmente ser explicadas pela existência de uma deficiência energética do Rim. Devido a esta deficiência origina-se:

  • má nutrição dos tecidos que conduz a artrose
  • má distribuição do sangue, sistema imunitário débil, o que leva aos sintomas da atopia
  •  falta de controlo do calor gerado no organismo que conduz à convulsão (epilepsia) 
  • (vejam o esquema) 

Exemplo

 

Tratamento? Estimular a energia produzida pelo
Rim, aliviar a dor, promover o fluxo suave de sangue e retirar calor do organismo 🙂 

Como? Acupunctura seca (apenas agulhas) em pontos específicos para estimular o Rim, o sistema imunitário, retirar calor e promover o fluxo suave de sangue removendo dor tratando assim a atopia, epilepsia e artrose. A artrose pode ter indicação para a colocação dos Implantes de Ouro. Uma vez que o Rim é um órgão de extrema importância no organismo é frequente a recomendação da toma de Fitoterapia para nutrir o mesmo contribuindo também para o tratamento dos sintomas. As medicações convencionais como os condroprotectores poderão ser mantidos bem como a medicação para controlo da epilepsia caso tenha sido iniciada anteriormente a este diagnóstico.

Nota importante: os exames complementares devem ser realizados (raio-x, análises sanguíneas gerais e hormonais) até porque confirmam os diagnósticos e permitem classificar o estádio de evolução dos sintomas. 

Apesar de estar simplificado é importante dar-vos a conhecer o que fazemos e como com toda a transparência. Aos sintomas que normalmente são o motivo principal da consulta há uma avaliação a nível comportamental recente e antiga que ajuda a determinar o Tipo Constitucional do paciente e que é extremamente importante para que se possa determinar qual o padrão de equilíbrio e desequilíbrio a que está mais sujeito o paciente. Vantagem? Medicina Preventiva, saber como evitar as patologias que serão mais comuns. O Tipo Constitucional é avaliado independente do motivo da consulta, mesmo num acto médico de vacinação e a importância é sempre a de poder oferecer mais informação: “Antes prevenir que remediar” já diz o ditado 🙂

20151105_131618 Resta-me agradecer a quem tenha conseguido ler este post até ao fim e agradecer toda a confiança que têm depositado em mim pessoalmente e neste projecto maravilhoso cheio de profissionalismo, paixão, dedicação e coração claro.

À equipa da ZENVET obrigada por “vestirem a camisola” por vibrarem com cada sucesso e por estarem sempre presentes.

Um grande beijinho

Someia Umarji