Consulta Integrativa
Medicina Veterinária Integrativa

A Consulta Integrativa é o primeiro passo numa detalhada avaliação do paciente. Trata-se de uma consulta de carácter geral, onde o paciente pode apresentar uma queixa principal ou um conjunto de queixas sem uma identificação da sua causa.

5-oberva-2

 

O objetivo é a recolha do máximo de informação (5 Observações) para melhor dirigir o diagnóstico e descrever a patologia mas não só, trata-se também de uma caracterização ao próprio paciente.

 

No método integrativo a determinação do Tipo Constitucional / Elemento do paciente é fundamental. Após a determinação do Tipo Constitucional é realizada a palpação e avaliação dos Pontos de Associação e Pontos de Alarme. Nesta fase já possuímos um conhecimento extenso sobre o historial médico e comportamental do paciente, já traçámos um perfil de Tipo constitucional e avaliámos os órgãos internos. Podemos ter já um diagnóstico provável ou definitivo da condição do paciente.

 

Tipo Constitucional

MadeiraFogoTerraMetalÁgua
Orgãos Fígado e Vesícula Biliar Coração e Intestino delgado, Pericárdio e Triplo aquecedor Baço e Estômago Pulmão e Intestino Grosso Rim e Bexiga
Função Move e inicia Interage e governa Nutre e assimila Defesa, inalação e retirada Guardar
Direcção Este Sul Central West Norte
Tempo Vento Calor Humidade Secura Frio
Cor Verde VermelhoAmarelo Branco Preto
Sabor AzedoAmargo Doce Pungente Salgado
Zona corpo Tendões Vasos Músculos Pele e pêlo Ossos e medula
Emoção Raiva Alegria Preocupação Pesar Medo
Espírito Hun (alma) Shen (mente/espírito) Yi (Lógica) Po (Reacção) Zhi (vontade)

Os meios de diagnóstico complementares incluem a realização de análises sanguíneas, exame ecográfico, radiográfico, coprologia, biópsia entre outros sempre que necessário. Com toda a informação recolhida estamos na fase de elaboração de um diagnóstico definitivo. Neste processo toda a informação é agrupada podendo ser avaliada de acordo com a Teoria dos 5 Elementos, dos órgãos ou meridianos afetados.

A fase seguinte é a do tratamento.
O tratamento é prescrito de acordo com o diagnóstico e tendo em conta todos os factores colhidos ao longo do processo da consulta integrativa. Tem sempre como objectivo a resolução do problema inicial mas também a prevenção ativa contra doença e manutenção do equilíbrio do organismo.

 

Descubra aqui o Tipo Constitucional do seu 4 patas