Hirudoterapia
Medicina Veterinária Integrativa

Hirudoterapia

É uma terapêutica que utiliza sanguessugas. Apesar de na Natureza existirem mais de 400 espécies das sanguessugas, para fins medicinais é utilizada apenas uma espécie: sanguessuga medicinal e suas duas subespécies: “Hirudina officinalis” e “Hirudina medicinalis”.

As substâncias biologicamente activas que compõem a secreção das glândulas salivares das sanguessugas servem para desinfectar o sangue e a saliva das sanguessugas. Mas essas substâncias também são indispensáveis para os tratamentos pois melhoram algumas propriedades do sangue, afectam o fluxo sanguíneo e as paredes vasculares.

Assim têm impacto no sistema imunitário e microflora patógena, e, consequentemente, tem efeito anti-inflamatório, bacterioestático e imunoestimulador. O grupo de enzimas, que actuam no nível da parede dos vasos sanguíneos, possui efeito anti-aterosclerótico e como anti-isquémico.

E ainda o grupo de enzimas, que influenciam a circulação do sangue e linfa, são úteis para um paciente pelo seu efeito hipotensivo e acelerador de fluxo linfático.

Nos nossos animais de estimação são usadas para tratar patologias consideradas como: Otohematoma, Dor aguda de origem ortopédica, Lesões necróticas/isquémicas

Para Mais Informações!!!
(+351) 913 829 292