Olá a todos!

Hoje propomos um pequeno desafio relacionado com o tipo constitucional de cada animal.

A determinação do tipo constitucional faz parte da Consulta Integrativa e é uma ferramenta extremamente útil que nos vai auxiliar não só no diagnóstico, como também na prevenção, pois ao determinarmos o tipo constitucional do animal vamos também saber qual ou quais as patologias mais frequentes que o poderão afetar.

Nem sempre é fácil ou óbvio e nem sempre um animal apresenta um tipo constitucional apenas, podendo encontrar-se características mistas.

Então, qual o desafio que propomos?

Faremos uma breve descrição de cada um dos 5 elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água) e vocês irão tentar perceber qual deles define melhor o vosso patudo.

5elementos_01

Começamos com o Elemento Madeira:

Como vemos na imagem o símbolo madeira está representado por árvores o que significa que este elemento está marcado pelas alterações sofridas pela vegetação ao longo do ano. Apresenta uma grande capacidade de adaptação a novas circunstancias e simboliza o aventureiro, empreendedor, aquele que movido pela curiosidade procura novos caminhos no desconhecido. Os animais deste elemento apresentam um aspecto musculoso e robusto, têm uma pele grossa e áspera, gostam de competir e são ambiciosos. Quando se alteram, podem tornar-se agressivos.

Alguns exemplos de raças que costumam ser caracterizadas por este tipo constitucional são: Pittbull, Pastor Alemão, Rotweiller..

Elemento Fogo:

Em Medicina Tradicional Chinesa (MTC) o Fogo representa o sol, calor e o movimento Yang. Está por isso mesmo associado ao verão. Tendem a ser animais alegres, animados, hiperactivos e por isso mesmo tendem a ser esbeltos. Animais dominados pelos elemento fogo tendem a ser instáveis emocionalmente com tendência a nervosismo e ansiedade.

Raças que frequentemente enquadram este tipo constitucional são :  Yorkshire, Pinsher, Caniche, Weimaraner..

Elemento Terra:

A estação do ano associada a este elemento é o verão tardio. Tendem a ser animais robustos, trabalhadores e resistentes. São normalmente calmos e afectuosos fazendo com que todos à sua volta se sintam tranquilos e relaxados. Adoram brincar e comer. São, em tom de brincadeira, chamados de “estômago com patas”.

Raças enquadradas neste elemento: Labrador, Boxer, Teckel..

Elemento Metal:

Este elemento está associado ao Outono e simboliza a seriedade. Tendem a ser animais delgados, de aspecto longilíneo, tranquilos e reservados parecendo por vezes indiferentes ou de aparência triste. Por norma apresentam odor bom e pele e pêlo agradáveis ao toque.

Tendem a enquadrar-se neste elemento raças como: Galgo, Pastor Belga, Podengo, Collie..

Finalmente Elemento Água:

Elemento relacionado com o Inverno, estação do ano na qual a natureza parece estar quieta, mas assim como na gestação, a vida está a desenvolver-se no seu interior. É por isso que a MTC relaciona este elemento com a vida intra-uterina, gestação e reprodução e os animais caracterizados pelo movimento agua têm óptimo instinto maternal. São animais tranquilos, inseguros e lentos com alguma tendência à obesidade.

Raças que frequentemente enquadram neste elemento: Pug, Bulldog Inglês, Dogue Alemão..

Então, consegue enquadrar o vosso melhor amigo num destes 5 Elementos? Nem sempre é fácil!

Fale connosco!